Idade: Acima de 5 anos
Participantes: 2 a 4 jogadores
Conteúdo: 1 tabuleiro quebra-cabeça em MDF, 60 cartões (52 cartas + 8 cartas-desafio), 4 peças/jogadores em mdf adesivadas
Objetivo:
Avançar as casas no tabuleiro de acordo com a classificação silábica da palavra (ex. Abacate - avançar 4 casas, pois a palavra possui 4 sílabas), até atingir a casa fim e assim ganhar o jogo.
Ganha o jogo quem vencer todos os desafios e chegar primeiro na casa fim .
- Como Jogar:Todos os jogadores posicionam sua peça na casa início
- O jogador mais jovem inicia o jogo ou pode-se tirar par ou ímpar
- O jogador que for iniciar o jogo retira uma carta e avança o número de casas correspondente ao número de sílabas da palavra que está no cartão e passa a vez ao próximo jogador que fará a mesma coisa.
- Casas desafiosQuando sua peça cair na casa desafio , na próxima rodada, você precisa tirar uma carta-desafio, leia o desafio, retire uma carta do monte e veja se atende ao que foi solicitado na carta-desafio. Se for atendido, avance as casas de acordo com as sílabas contida na palavra. Caso isso não aconteça, dê a vez ao próximo jogador e você fica uma rodada sem jogar e permaneça na casa desafio até cumprir a tarefa (desafio). Caso não consiga atender ao desafio, após a terceira rodada, o jogador estará livre para seguir no jogo
- O jogador que avançar casas não atendendo ao número de sílabas da imagem contida na carta, volta para posição em que estava e passa a vez para o adversário.
- Ganha o jogo quem vencer todos os desafios e chegar primeiro na casa fim .
Treinos cognitivos para:
Memória operacional
Habilidade visuoespacial
Coordenação Motora
Atenção
Planejamento
Vocabulário
Alfabetização
Leitura
Consciência fonológica
Separação Silábica
Sílaba Tônica
Enc. Vocálico e Consonantal
Dígrafo
Ortografia
Ditongo e hiato
Consolidação de conceitos